Programas e Ações em Andamento

 

 

REDE CEGONHA

É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
 

 

PROVAB

Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.
 

 

MAIS MÉDICO

O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.
 

 

TABAGISMO

Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), oferece tratamentos gratuitos em mais de três mil unidades públicas de saúde. O serviço, que já conta com a adesão de mais de 600 mil pessoas, inclui apoio psicológico e terapia com medicamentos, bem como atendimentos educativos e terapêuticos.
 

 

PROTESE DENTÁRIA

O Programa preve a assistencia odontologica com o principal objectivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os dentes, por meio de confecção de próteses fixas ou próteses removíveis.
 

 

DOSE CERTA

O Programa Dose Certa é um Programa de Assistência Farmacêutica do Governo do Estado de São Paulo. Sua finalidade é aperfeiçoar o acesso da população aos medicamentos no âmbito da atenção básica, por meio da manutenção do fornecimento de medicamentos, para municípios com população inferior a 250 mil habitantes, que podem apresentar maiores dificuldades para sua aquisição.
 

 

MULHERES DE PEITO

Programa Mulheres de Peito, com o objetivo de conscientização destas mulheres sobre a importância da realização do exame, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, através da dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e garantia do tratamento logo após a confirmação do diagnóstico.
 

 

UPA 24H

As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências
 

 

SAÚDE DA FAMÍLIA

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.
 

 

SAMU 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.
 

 

FORÇA-TAREFA CONTRA AEDES

A Força-Tarefa é composta por funcionários do Serviço Autônomo Municipal de Saúde - SAMS (Agentes de Saneamento, Agentes de controle de vetores e Agentes Comunitários de Saúde), Serviço Autônomo de Agua e Esgoto- SAAE, Secretaria de Transito e Segurança Pública, Secretaria De Serviços Públicos e Defesa Civil. As ações preconizadas são de visitas em domicílios, em terrenos, estabelecimentos públicos e privados com objetivo de eliminação de focos de criadouros, retirada de materiais inservíveis, orientação, fiscalização e avaliação de índice de vetores alados ou larvas a fim de promover a contingencia do crescimento da transmissão da dengue.